O café muito além da bebida

Hoje dia 24 de maio foi instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Café como o dia nacional do café, data esta que simboliza a colheita do grão no país.

No Brasil o café teve sua origem no período colonial, quando as mudas das plantas foram cultivadas pela primeira vez em 1727 no Pará, sendo responsável por um período de prosperidade econômica do país.

O café é a segunda bebida mais consumida pelo brasileiro, perdendo somente para a água.
E para comemorar este dia, que é oferecido a esta bebidas em que muitas vezes é motivo de reunião e de encontros com a galera, reunimos algumas das grandes apostas da indústria para a elaboração de novos produtos, tendo o grão como a matéria prima.

Tecidos de fibra de café

Pensando em aproveitar o pó de café que é dificilmente reutilizado ou levado a locais apropriados para reciclagem, uma empresa de tecidos em Taiwan revolucionou a indústria têxtil, criando um tecido a partir das sobras do café.
O pó de café deixado nos filtros após a produção da bebida, é transformado em tecido para roupas esportivas, que tem por benefícios a rápida secagem e proteção contra os raios ultravioletas. Já é possível encontrar em famosas marcas esportivas, trajes com o tecido à base de café.


(fonte da imagem: SCafé )

Tratamentos de beleza

Quando o assunto é beleza, o grão é capaz de mostrar toda a sua versatilidade.
Tornando-se protagonista de diversos métodos de tratamentos oferecidos por clínicas especializadas em cuidados estéticos, já é comprovado cientificamente que o café ajuda no estímulo a circulação sanguínea, causando o efeito tonificante à pele.
O café é encontrado em esfoliantes para o corpo, produtos para tratamentos capilar, cremes que auxilia no combate à gordura localizada, máscaras de limpeza, e sendo encontrada também sua essência na composição de maquiagens.


( fonte da imagem: Istock)

Na decoração

Agregando à tendência de se fazer um espaço gourmet em casa, a temática do café também já é encontrada presente na decoração, sendo estampado em toalhas, cortinas, quadros, adesivos para parede e utensílios.